quarta-feira, 4 de julho de 2012

A blogosfera já se uniu para outras causas


Que tal unirmo-nos pela Bia?
Tudo o que é preciso é passarmos a ser dadores de medula óssea. Eu sou dadora de sangue e estou inscrita no CEDACE (Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão) há mais de 7 anos. Portanto, posso assegurar-vos que não custa nada. Mesmo, mesmo, mesmo nada, tá? É o equivalente a uma análise de sangue.

Ora, então, vamos lá passo-a-passo.

1. Onde me posso tornar dador?
Olha a listinha de locais AQUI.
Eu inscrevi-me uma vez quando fui dar sangue. Os próprios senhores do hospital de Faro perguntaram-me se estaria interessada em inscrever-me. Na hora, preenchi o inquérito e, quando me colheram sangue para a análise pré-doação, retiraram a mesma quantidade para o CEDACE. 

2. O que é preciso para serem dadores?
Ter entre 18 e 45 anos
Ter, no mínimo, 50Kg
Não ser portador de doenças crónicas ou auto-imunes
Nunca ter recebido uma transfusão de sangue, desde 1980.
Mais informações, AQUI.

3. Dói?
Gente! Não dói népias. E a quem faça impressão as agulhas, é olhar para o lado e lembrar que há crianças a serem espetadas todos os dias com agulhas muito piores maiores.

4. E depois?
Depois é ir para casa. Nunca fui chamada para doar seja o que for. Se fosse chamada, eu iria sem pestanejar. Hoje, fazemos pelos outros, porque, quem sabe (knock on wood), amanhã talvez tenham que ser outros por nós ou pelos nossos. E ainda ganham um cartão catita como este! Quer-se dizer, em calhando, agora são mais modernos. O meu é do tempo da Maria Caxuxa. (e, sim, é por mãozinhas como aquela ali atrás que todos nós nos devíamos inscrever!).



5. E que mais podemos fazer pela Bia?
É ler isto e fazer o que cada um puder.


E tudo começou aqui:

Sem comentários: