quinta-feira, 26 de abril de 2012

As regras dos jogos

"A wife lasts only for the length of the marriage, but an ex-wife is there for the rest of your life."
(Jim Samuels)

Eu conheço bem demais o conceito clássico de ex-mulher. Aquela que faz com que todas as exs do mundo paguem pelas suas atitudes prepotentes e egoístas. Deparei-me, pela primeira vez, com o espécimen enquanto crescia. Acho que isso me deu quase o doutoramento no tema. Depois de adulta, eu sabia qual era a ex que NÃO queria ser. Basicamente, aquela que sou. 

Só que a questão das ex-mulheres não é a ex-mulher em si. A grande questão é a ex-mulher-mãe-dos-filhos-de-um-homem. No Senhor dos Anéis, aquele que tiver o anel domina o mundo. É essa a regra do jogo. Todos sabem disso e agem em conformidade. No reino das ex-mulheres aquela que 'possuir' as crianças domina o homem. E se, por um lado, existe uma facção que luta diariamente para apagar essa imagem negativa impressa por décadas de manipulação feminina, por outro, há todo um grupo empenhado em propagar a ad eternum essa forma de ver a vida.

E se, por um lado, a facção que tenta acima de tudo agir com o bem-estar e supremo interesse da criança em mente enfrenta lutas titânicas porque ninguém crê na sua boa-fé, à ex-mulher clássica basta-lhe jogar a cartada de supremo sacrifício pessoal e mau-humor permanente para que os machos da espécie acatem todos os seus caprichos. São essas as regras do jogo. Os argumentos são imbecis e custa a crer que homens inteligentes os aceitem? São essas as regras do jogo. Estamos perante uma mentira deslavada? São essas as regras do jogo. Nem sequer há argumentos? São essas as regras do jogo. 

Cabe à facção dissidente continuar a luta e não ceder à facilidade do grupo clássico. Sim, porque todas as mulheres sabem resmungar e fazer-se de vitimas. A questão é se optam por o fazer ou não. Toda a gente sabe que aquela que tiver as crianças, domina aquele mundo. É essa a regra do jogo. Só que, neste jogo, tal como no poker, temos que saber é quando apostar, quando aumentar a aposta, quando fazer bluff e quando, pura e simplesmente, desistir.

1 comentário:

Teresa disse...

Uma muito, muito, pequenina rectificação: tal como no Senhor dos Anéis quem domina não é quem tem mas quem tem e usa.