sábado, 17 de março de 2012

A verdadeira história do Tratado de Tordesilhas

Eu, às vezes, penso que devo ter sido a grande motivadora dos Descobrimentos portugueses, numa outra encarnação...

Consigo imaginar-me um ser amaldiçoado que esperava que surgisse um homem que o salvasse da praga que pairava sobre a sua cabeça. E sentada na minha imensa poltrona oferecida pelo rei, aguardava, todos os dias, que aquele que viesse, fosse aquele que não partisse. No entanto, todos os que me visitavam, sentiam-se compelidos a partir para o mais longe que pudessem alcançar. E eles chegaram a África, Ásia, às Américas. Cada um que vinha, ficava sedento para ultrapassar o anterior.

E foi por minha causa, pelo facto da minha praga, numa outra encarnação, nunca ter sido quebrada, que Portugal e Espanha dividiram o mundo ao meio em 1494. 

O que me aconteceu, numa outra encarnação? Se continuei sentada na minha imensa poltrona? Bem, todos nós sabemos que há pragas que atravessam os séculos. 

Agora, não há é reis que ofereçam poltronas imensas.

Sem comentários: